quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pessoa

Foi um momento
O em que pousaste
Sobre o meu (braço)
Num movimento
Mais de cansaço
Que pensamento,
A tua mão
E a retiraste.
Senti ou não?

Não sei. Mas lembro
E sinto ainda
Qualquer memória
Fixa e corpórea
Onde pousaste
A mão que teve
Qualquer sentido
Incompreendido,
Mas tão de leve!...

Tudo isto é nada,
Mas numa estrada
Como é a vida
Há uma coisa
Incompreendida...

Sei eu se quando
A tua mão
Senti pousando
Sobre o meu braço,
E um pouco, um pouco,
No coração,
Não houve um ritmo
Novo no espaço?

Como se tu,
Sem o querer,
Em mim tocasses
Para dizer
Qualquer mistério,
Súbito e etéreo
Que nem soubesses
Que tinha ser

Assim a brisa
Nos ramos diz
Sem o saber
Uma imprecisa
Coisa feliz.

Fernando Pessoa
(ando a ler Fernando Pessoa)

4 comentários:

  1. Fernando Pessoa realmente é um senhor, tinha uma maneira de falar, de sentir, ele sentia tanto e era tanta gente e era tão grande na pequena humanidade que representava que é num marco e tesouro Lusitano. Nunca me sentei ao lado do Nandinho Pessoa. Aquele poema que disse que eu gostava muito é aquele classico "MAR PORTUGUÊS

    Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!
    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!

    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar!
    Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.

    Quem quere passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o céu" Muitos parabens e adorei o Post e o dia :)

    ResponderEliminar
  2. bahh... sempre fui mau a português!
    Mas a foto ficou boa! e esse nariz já foi colado, não podiam fazer isso à esfinge no egipto?

    ResponderEliminar
  3. daniel: poder podiam! mas dps nao era a mesma coisa xDD

    quanto ao post, muito fixe! ja houve tempos em que gostava mais de seguir a poesia de fernando pessoa. até me chegava a inspirar a escrever os meus proprios textos (sim, eu escrevia poemas loool) e lembro-me dos tempos de escola, por acaso acho k smp tive boa nota quando se falava de pessoa :D

    ResponderEliminar
  4. Pessoa, que grande senhor ! Como te disse ontem tenho um livro ali cheio de versos dele, e com muitos estrangeirismos ahah =) dá que pensar, acho que ele sentia muito e sabia como exprimi-lo, o que é um dom.

    ResponderEliminar